Conferência Digital Skills 4 All

Digital Skills 4 All, é um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, com duração de 24 meses, coordenado pela AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital, em parceria com AP University (Bélgica), CECE – Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza (Espanha), Licei San Luigi (Itália) e CFBM – Centro de Formação de Professores Barreiro e Moita (Portugal). O público-alvo do Digital Skills 4 All são jovens, com média de idades nos 16 anos; estudantes do ensino secundário e os profissionais de educação do mesmo nível de ensino e irá desenvolver os seguintes produtos: Plataforma de Ensino com recurso à gamificação que irá explorar 3 vertentes: Digital, Língua inglesa e História e Cultura da Europa, MOOC para Professores e E-book para alunos.  No âmbito do projeto propusemos a realização de uma Conferência Europeia sobre a importância da coesão social e digital, debater a importância das competências digitais nas várias vertentes da sociedade com foco para o ensino e a preparação dos alunos para o mundo do emprego, visando uma sociedade mais inclusiva e mais bem preparada para os desafios futuros. Assim, as grandes áreas a debate serão a Sociedade e Europa / Economia e Emprego / Educação / Inteligência Artificial.

Ação Certificada como Ação de Curta Duração para Professores, pelo CFOS – Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago com o código ACD 2024/386. 

                                                   Media Partner:

Programa

Participação e Inscrição Gratuita– Inscrições até dia 17 de Maio

Oradores da Conferência

Sessão de Abertura e Apresentação do DS4A

9h30 – 9h45

Oradores

A nível académico frequentou Engenharia Informática de Software na Escola Superior de Tecnologias de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, onde também se formou como especialista em Tecnologias de Sistemas de Informação e Programação em 2009. A nível profissional é Coordenador Geral na empresa EDUGEP e Consultor de informática, marketing e comunicação no Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago; Conta com uma experiência profissional com mais de 20 anos em diversos setores nas áreas do social, digital e educação/formação, formador certificado desde 2007, já deu formação na área das TICE desde a perspetiva do utilizador à robótica e programação, é formador convidado na área das linguagens de programação web e informática na RETEP, em Angola; Project Manager da E-TECH PORTUGAL, o maior evento tecnológico na área da educação realizado em Portugal.

Tiago Oliveira

Presidente da AI9.PT

Professora do 1º e 2º Ciclo na variante de Matemática e Ciências da Natureza desde 1998. ▪ Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelos Pelouros dos Recursos Humanos e das Actividades Económicas, eleita pelo PCP, para o mandato 2009/2013; ▪ Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelo Pelouro do Ambiente e Energia, eleita pelo PCP, para o mandato 2017/2021; ▪ ▪ Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelo Pelouro do Ambiente e Energia, eleita pelo PCP, para o mandato 2017/2021; ▪ Vice-Presidente e Vereadora responsável pelos pelouros dos Recursos Humanos, Educação e Bibliotecas e Ambiente e Serviços Urbanos, eleita pelo PCP, para o mandato 2021/2025. Membro do Executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, nos mandatos 2001/2005 e 2005/2009; • Vogal do Conselho de Administração da ENA - Agência de Energia da Arrábida entre novembro de 2017 até maio de 2022; ▪ Presidente do Conselho de Administração da ENA - Agência de Energia da Arrábida desde maio de 2022 até à presente data

Carla Guerreiro

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

Carla Barros Lourenço é professora de português e alemão e possui um mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa e uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Alemães, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE, da Direção-Geral de Educação. É membro de grupos de trabalho da Comissão Europeia e da European Schoolnet na área da Educação Digital. Na sua atividade profissional, coordenou, colaborou e realizou atividades, projetos e formação na área da integração curricular das tecnologias digitais, bem como ao nível do desenvolvimento da inovação pedagógica através da utilização de ambientes digitais no processo de ensino e aprendizagem, com vista a promover o sucesso educativo e a inclusão escolar.

Carla Lourenço

Coordenadora da ERTE / Direção Geral de Educação

LEARNING DIGITAL SKILLS IN THE ERA OF A.I.

9h45 – 10h00

Keynote

Guy Levi, trabalha em Tel Aviv, Israel, é especialista em inovação em aprendizagem, com foco particular em Pedagogia de IA generativa e práticas educacionais de ponta. Lidera a transição para currículos baseados em habilidades, orienta startups de EdTech e é consultor para universidades e organizações internacionais. Mestre em Sociologia Política pela New School for Social Research em Nova Iorque e ex-aluno da Mandel School for Educational Leadership em Jerusalém, Guy tem uma formação muito rica. A sua experiência como Diretor de Inovação do Centro para Tecnologia Educacional (CET) em Israel, juntamente com seus esforços atuais para dominar a IA Generativa nos currículos académicos, destaca o seu compromisso em revolucionar a educação para o século XXI.

Guy Levi

Expert in Learning Innovation

Competências Digitais na Sociedade e na Europa

10h00 – 11h00

Oradores

Carlos Zorrinho, 64 anos, é Doutorado em Gestão da Informação e Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora. Exerceu várias funções académicas e governativas e foi Deputado à Assembleia da República na VII, VIII, IX, XI e XII Legislaturas. É desde 2014, Deputado no Parlamento Europeu onde é atualmente membro efetivo da Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE) e suplente na Comissão de Desenvolvimento (DEVE). Foi relator ou relator sombra de diversas iniciativas legislativas no domínio da transição energética e da transição digital. É Presidente da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária da Organização dos Estados da Africa, Caraíbas e Pacífico (OEACP/UE), desempenhado ainda funções de Copresidente da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP/UE. É também Relator Permanente do PE para a Ajuda Humanitária.

Carlos Zorrinho

Deputado do Parlamento Europeu

Luisa Ribeiro Lopes é Presidente do Conselho Diretivo do .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo nacional, o .pt, e Coordenadora-Geral da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, INCoDe.2030. Integra também a Direção Nacional da DECO. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, doutoranda em Estudos de Género pela Universidade de Lisboa, integrou vários grupos nacionais e internacionais para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, tendo sido uma das responsáveis pelo projeto Açores: Região Digital, membro da Missão para a Sociedade da Informação, sócia fundadora da APDSI, membro do Conselho Estratégico da ACEPI, e membro do Comité Executivo do MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa.

Luisa Lopes

Coordenadora Geral do INCODE.2030

Vogal executivo do Programa Regional de Lisboa 2030, 25 anos de atividade na administração pública (CCDR-LVT, CM Lisboa, EPUL, CM Moita, CESUR/IST-ULisboa, FA/ULisboa)

Nuno Bento

Vogal executivo do Programa Regional de Lisboa 2030

Moderadora

Catarina Marcelino licenciou-se em Antropologia pelo ISCTE. Construiu o seu percurso de ativismo cívico e político através de experiências de voluntariado na AMI, Comunidade Vida e Paz, na Liga Portuguesa Contra a Sida e como dirigente das Mulheres Socialistas. Trabalhou em Câmaras Municipais, foi Adjunta do Secretário de Estado da Segurança Social e Presidente da CITE. Foi Secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, foi Deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista e é Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social.

Catarina Marcelino

Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social

Competências Digitais na Economia e Emprego

11h30 – 12h30

Oradores

Diretor do Departamento de Formação Profissional do IEFP, I.P. e Presidente do Conselho de Administração do CESAE DIGITAL. Pós-Graduação em Ciências da Educação – Especialização em Administração Educacional pela UTAD, com Licenciatura em Professores do Ensino Básico/Educação Física ESE-IPG, foi Técnico Superior do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real do IEFP, I.P e Técnico Superior do Núcleo de Formação Profissional dos Serviços de Coordenação da Delegação Regional do Norte do IEFP, I.P, Coordenador do Núcleo de Formação Profissional dos Serviços de Coordenação da Delegação Regional do Norte do IEFP, I.P, Chefe de Equipa de Projeto de Transição Digital do IEFP, I.P.; De destacar que é Membro dos Grupos de Acompanhamento do Comité Coordenador das Componentes C16-i01: Capacitação Digital das Empresas e C16-i02: Transição Digital das Empresas, no âmbito do PRR: - Emprego + Digital 2025; - Academia Portugal Digital; - Comércio Digital; - Aceleradoras de Comércio Digital; - Internacionalização via E-commerce; - Bairros Comerciais Digitais;

Luís Ribeiro

Diretor do Departamento de Formação Profissional – IEFP

Licenciada na Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas e em Línguas e Literaturas Modernas Estudos Portugueses e Ingleses - Ramo de Formação Educacional, obtendo assim as competências para o ensino. De 1999 a 2000 exerceu as funções de Professora contratada de Inglês e Português numa escola Básica de Cantanhede. Em 2001 ingressou no Departamento de Formação do CEVALOR, onde permaneceu até ao final de 2016, desempenhando funções de Técnica Superior e Responsável pela Área de Valorização dos Recursos Humanos. No desempenho das suas funções, destacou-se no seu papel na Gestão da Equipa da Área, na elaboração de candidaturas a vários programas de financiamento, na elaboração de Planos de Actividades e Orçamentos e na gestão global da actividade formativa da área, bem como dos respectivos projectos cofinanciados. Em 2017 integrou o AED Cluster Portugal, enquanto Gestora de Projectos, sendo responsável pela Gestão dos projectos do Cluster, representante da AED nos Conselhos Sectoriais da ANQEP, apoio directo à Direcção geral do Cluster e às actividades gerais da AED, entre outros. Em 2024 integra a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL, enquanto responsável pelo Planeamento e Controlo da Agência,, onde desenvolve funções na concepção, desenvolvimento e acompanhamento de projectos, e também pela Divisão de Formação.

Maria Mendonça

Unidade Técnica de Planeamento e Controlo – ADRAL

Professora Coordenadora com agregação no Departamento de Economia e Gestão na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no CEFAGE – Universidade de Évora. As suas funções na docência e investigação são no domínio do empreendedorismo, inovação, internacionalização e sustentabilidade. É autora de mais de 20 livros nacionais e internacionais e tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais. É ainda membro de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Integra diversas comissões cientificas de conferências, jornais e revistas internacionais. Desempenha atualmente funções de Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal com responsabilidade nas áreas da Investigação, Empreendedorismo e Internacionalização.

Luísa Carvalho

Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal

Fernando Catarino José, Subdiretor Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e Vereador na Câmara Municipal de Setúbal. Licenciado em Direito. Pós Graduado em Direito do Trabalho e Segurança Social. Foi Deputado na Assembleia da República e membro dos conselhos de administração do ETF, EUROFOUND, CEDEFOP, FCT e FCGT.

Fernando José

Subdiretor Geral DGERT

Moderador

É co-fundador e director da revista Shifter, e actualmente um dos especialistas do sector no tema da Inteligência Artificial. Movido a curiosidade e criado na internet, é autodidata por natureza, e foi-se habituando a explorar os mais diversos temas, da tecnologia à filosofia, e a encontrar relações relevantes entre eles. Dedica-se sobretudo a investigar e escrever sobre tecnologia e a sua relação com a sociedade contemporânea, dominando, em particular, assuntos como a IA, os Novos Media e a Blockchain. É Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. É membro do conselho científico da AI9.PT.

João Gabriel Ribeiro

Co-Fundador e Diretor da Revista Shifter

Competências Digitais na Educação

14h45 – 16h30

Oradores

É Professora Auxiliar do Departamento de Informática e Investigadora no Centro ALGORITMI/LASI da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Braga, estando integrada no grupo ISLab -Synthetic Intelligence Lab. Desenvolve investigação científica na área da Inteligência Artificial, com aplicações em Sistemas de Tutoria Inteligente, Interação Homem-Computador, Análise Comportamental, Processamento de Linguagem Natural, Análise de Sentimentos, Reconhecimento Automático de Ações Humanas (Visão por Computador) e Deteção Automática de Violência. É autora de mais de 80 publicações científicas em revistas internacionais revistas por pares, capítulos de livros, livros e conferências. Ela também é membro do conselho editorial de várias revistas internacionais. Durante os últimos anos, ela atuou como especialista/revisora de várias conferências e revistas. Éa inda orientadora de alunos de mestrado e doutoramento e foi membro do júri de várias teses de doutoramento e de mestrado. Dalila é vice-presidente da IEEE Computational Intelligence Society, Portuguese Chapter desde 2022 e Vice-presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA).

Keynote
Dalila Durães

Professora e Investigadora  da Universidade do Minho

Neuza Pedro é professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Integra atualmente o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores Português. Assume a coordenação do Mestrado em Ensino da Informática e do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, integrando igualmente a Comissão diretiva do Programa Doutoral Technology-enhanced Learning & Societal challenges das Universidades de Aveiro, Lisboa e Minho. Desenvolve investigação nas áreas de formação de professores, EdTech, Innovative Learning environments e 21st-century skills.

Neuza Pedro

Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning; integra o Conselho Pedagógico do Almada International School e é Apple Professional Learning Specialist. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta.Tem apoiado processos de inovação educacional e de integração das tecnologias em contextos educativos. Reconhecido como Apple Distinguished Educator, foi também finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. É membro do Conselho Estratégico Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital. No mandato de 2021-2025 é deputado municipal e preside à Comissão de Educação, Desporto, Juventude e Cultura da Assembleia Municipal de Al.

João Couvaneiro

Presidente do Conselho Científico da AI9.PT

Atualmente, integra a equipa do ELO (Enhanced Learning Office) na Nova SBE (School of Business and Economics). Ao longo da sua trajetória profissional, tem-se dedicado a investigar e promover na interseção entre tecnologia e educação, incluindo a aplicação de inteligência artificial em contextos educacionais. Paralelamente às suas funções na Nova SBE, tem desenvolvido e ministrado diversos cursos, presenciais e online, e colaborado em projetos de e-learning, com o intuito de enriquecer as experiências de aprendizagem através das mais recentes tecnologias disponíveis. Alguns dos temas que tem trabalhado focam conceitos como, gamificação, realidade aumentada, e a integração de aplicações digitais em ambientes educacionais. Além disso, como formador e palestrante, tem participado em vários eventos para capacitar educadores na eficaz incorporação de novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, no ensino e na aprendizagem, promovendo uma abordagem inovadora e dinâmica no contexto educativo.

João Mouro

ELO – School of Business and Economics

Moderadora

É psicóloga educacional e investigadora integrada do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na FCSH/NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia Educacional, mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e doutoramento em Geografia Social e Cultural, os seus interesses de investigação são: TIC na educação, inclusão digital, web geoespacial e igualdade de género. Desenvolveu um projeto de investigação de pós-doutoramento sobre "Gender@ICT: gaps, co-production and equity". É membro das equipas de investigação dos projetos europeus Net Children Go Mobile e EU Kids Online Portugal. Faz parte da equipa responsável pela plataforma CriA.On Crianças e Adolescentes Online. É embaixadora digital no Centro de Formação Ordem de Santiago.

Eduarda Ferreira

Embaixadora Digital CFOS

Encerramento

16h30 – 17h00

Oradores

Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora. Componente curricular do Mestrado em Geologia de Engenharia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Curso de especialização Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia de Processamento de Pescado, na Universidade de Hull, Reino Unido. Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação de Adultos, com a classificação de Muito Bom, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Experiência profissional Professor do ensino secundário desde 1985; Coordenador regional do "Centro de Competências da Arrábida", integrado na "Equipa de Recursos Tecnológicos da Educação" da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), entre 1998 e 2010; Director do "Centro de Formação de Professores - Ordem de Santiago", para os concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela, desde 2008; Director do Centro Novas Oportunidades - Arrábida, entre maio de 2002 e março de 2012; Sócio fundador da Edugep e membro do Conselho de Administração desde 2006; Formador de professores.

António Canhão

Vice-Presidente da AI9.PT